São ferramentas para:
>> Apresentação: >> Além do Wiki do Moodle, tem Wiki e Edição de Textos online: >> Planilhas: >> Blog: >> Microblog- >> Podcast – >> Armazenar arquivos na internet >> Sistema de Gestão da Aprendizagem >> Ferramentas de curadoria / quadro de avisos virtual >> Ferramentas autoria / animação /
>> Ambientes de Realidade/Interações Virtuais >> Games (jogos)
>> Ferramenta de Busca e de Posicionamento Geográfico |
>> Fotos /captura de telas
>> Vídeos >> Favoritos /RSS / e família de produtos que ajuda a lembrar e agir de acordo com as ideias, projetos e experiências em todos os computadores, celulares e tablets que você usa. >>Redes Sociais e acadêmicas >> Vídeo-chamadas e/ou Chats >>Bibliotecas virtuais / repositórios >>Base de pesquisa
>>Ferramentas de infografia, poster digital, mapa conceitual, animação >>Ferramentas para estudantes aprender ciência da computação |
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=119
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html
http://www.fundacaolemann.org.br/ensino-hibrido/
The Components of a Digital Age Learning Ecosystem
https://www.thoughtco.com/acrobat-presentations-online-software-2767478
https://evernote.com/intl/pt-br/
https://www.mindmeister.com/pt
https://www.thoughtco.com/acrobat-presentations-online-software-2767478
https://office.live.com/start/PowerPoint.aspx
https://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe_Systems
http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/
http://ambientesvirtuaisdeaprendizagemposlin.blogspot.com.br/2008/05/blackboard.html
http://www.educopedia.com.br/Index.aspx
http://minhacaixamagica.blogspot.com.br/search/label/Cursos%20e%20eventos
https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg/edu
http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula
http://planejandoaulas.blogspot.com.br/
https://www.coursera.org/learn/gamification
Destino Educação – Escolas Inovadoras: Canal Futura: | https://www.youtube.com/playlist?list=PLNM2T4DNzmq5hxMqb1TpvSm0Qu6QgqbE_ |
Destino Educação – Escolas Inovadoras: | https://pt.calameo.com/read/002899327f24def4bc47a |
Inova-Escola: | http://fundacaotelefonica.org.br/wp-content/uploads/pdfs/INOVA-ESCOLA.pdf |
http://www.educacionjesuitas.es/noticias/248-horizonte-2020-un-nuevo-modelo-pedagogico (resumo) e o detalhamento do projeto está em: http://h2020.fje.edu/es/
[2] http://www.projetoancora.org.br/index.php?lang=port
[3] Os alunos se reúnem em grupos de 4 para o desenvolvimento dos roteiros de pesquisa. Cada um tem o seu próprio roteiro e segue um ritmo individual de execução das tarefas solicitadas. Atividades extra-salão: aulas no cinema da escola, visitas à comunidade, pesquisas na internet na sala de informática, aulas de arte e de educação física. http://www.escolasqueinovam.org.br/escolas/
[6] www.olin.edu
[7] http://dschool.stanford.edu/
[8] Ryon Braga, Diretor da Uniamérica. In Universidade abole disciplinas em prol de projetos. Disponível em http://porvir.org/porfazer/universidade-abole-disciplinas-em-prol-de-projetos/20140409http://www.dtparaeducadores.org.br/site/?page_id=281
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http://www.designthinkingforeducators.com |
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http://www.dtparaeducadores.org.br/site/?page_id=281 |
Alguns vídeos sobre Design Thinking: | |
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https://www.youtube.com/watch?v=Bwjwb5aIcZ8 |
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https://www.youtube.com/watch?v=xV5VPUBfmSE |
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https://www.youtube.com/watch?v=rWmwcN551rc |
https://www.youtube.com/watch?v=KUOSS5EGPIc&t=102s | |
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https://www.youtube.com/watch?v=RC5pQ6qiSGE |
ALBUQUERQUE, VS. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev. bras. educ. med. [online]. 2008, vol.32, n.3 [cited 2009-12-17], pp. 356-362. | Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_%20arttext&pid=S0100 |
ALVARADO. A. e outros. A comunicação na parceria ensino-serviço comunidade. Tempus, actas de saúde colet, UNB, Brasília, 9(1), 25-42, mar, 2015. | Disponível em: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1690/1397 |
BREHMER, L & RAMOS, F. Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2014 jan/mar;16(1):228-37. | Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i1.20132 |
PIZZINATOLLI, A. A Integração Ensino-Serviço como Estratégia na Formação Profissional para o SUS . | Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a25v36n1s2.pdf |
Secretaria de Saúde Municipal de São José do Rio Preto. DOCUMENTO ORIENTADOR DAS PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP. | Disponível em: http://gestao.saude.riopreto.sp.gov.br/transparencia/arqu/iesc/manual_orientador.pdf |
Aprendizagem Baseada em Problemas (Univesp) | https://www.youtube.com/watch?v=YhB44GtyNhI |
Pedagogia de Projeto (Univesp) | https://www.youtube.com/watch?v=Nph1ggOUHjY |
Aprendizagem por projetos – Prototipação (Univesp) | https://www.youtube.com/watch?v=7c-xGzN0QI4 |
Aprendizagem baseada em projetos (Entendendo o método) | https://www.youtube.com/watch?v=_8xiH6oLK10 |
Pedagogia de Projetos – Nilbo Nogueira | https://www.youtube.com/watch?v=eguk20OL76c |
Uniamérica – Projetos de alunos do primeiro semestre do curso de Arquitetura: | https://www.youtube.com/watch?v=5ppiaziLNhY |
Uniamérica – Alunos aprendem com projetos reais- | https://www.youtube.com/watch?v=LuVNEQ9Xx3Y |
Aprendizagem baseada em Projetos – Escola NAVE Recife e Rio: | https://www.youtube.com/watch?v=ZP079s7TVK8 |
Peer Instruction (PUC-PR) | https://www.youtube.com/watch?v=xvOvpE_jmjI |
A PBLU (Project Based Learning University) mostra, como desenvolver projetos passo a passo. É um site gratuito, mas está em inglês. | http://pblu.org/ |
Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Eduardo Fernandes BARBOSA e Dácio Guimarães de MOURA. Boletim Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013. | https://tecnologiadeprojetos.files.wordpress.com/2016/10/7bab6ded55-5bf4-4d5e-8255-060c26dd94447d_metodologias20ativas20de20aprendizagem20na20educac3a7ao20profissional20e20tecnologica20rev20senac20202013.pdf |
Estratégias de ensino e aprendizagem baseadas em problemas (PBL) no ensino tecnológico. Roberto Correia de MELO. Faculdade de Tecnologia de Mauá – SP – Brasil. | http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/008-workshop-2013/trabalhos/gestao_estrategica_de_tecnologia_da_informacao/118740_570_580_final.pdf |
Aprendizado Baseado em Projetos Com o Projeto “Lead the Way”. | http://br.blog.trello.com/blog/2015/07/28/aprendizado-baseado-em-projetos-com-o-projeto-lead-the-way/ |
Silvane Guimarães Silva GOMES. Aplicação Princípios de Aprendizagem Baseada em Problemas em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Modalidade a Distância. | https://www2.cead.ufv.br/abp/wp-content/uploads/docs/Tese-final-correcao-entrega-ppg1.pdf |
Maria das Dores Rodrigues de OLIVEIRA. Aprendizagem baseada em Problemas/Projetos em Ambientes On-line na perspectiva de Educadores e Educandos da Ciência dos Alimentos. | http://alexandria.cpd.ufv.br:8000/teses/ciencia%20e%20tecnologia%20de%20alimentos/2013/251079f |
Valdes Roberto Bollela e outros. A aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. | http://revista.fmrp.usp.br/2014/vol47n3/7_Aprendizagem-baseada-em-equipes-da-teoria-a-pratica.pdf |
Cinco vídeos e questões-chave para uma aprendizagem baseada em projetosCinco vídeos interessantes, com experiências e questões para desenvolver projetos de aprendizagem com os alunos, em escolas norte-americanas de educação básica. Estão no canal Edutopia e podem ser acessados com legendas em português no YouTube (ativando-as no retângulo branco, na barra inferior). www.edutopia.org/video/five-keys-rigorous-project-based-learning |
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Vídeo 1: ESTABELECER CONEXÕES DOS PROJETOS COM O MUNDO REAL
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http://alvaropascualsanz.wordpress.com/category/aprendizaje-basado-en-proyectos/ |
https://www.youtube.com/watch?v=hnzCGNnU_WM | |
Vídeo 2: CONSTRUIR PROJETOS BEM ESTRUTURADOS QUE GEREM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
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https://www.youtube.com/watch?v=hfIWQKVIhaA#t=53 |
Vídeo 3: INCENTIVAR A COLABORAÇÃO
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https://www.youtube.com/watch?v=ULCAkyKDV7c |
Vídeo 4: FAVORECER A APRENDIZAGEM EM UM AMBIENTE CONTROLADO PELO ALUNO
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https://www.youtube.com/watch?v=GExtTQytNNo |
Vídeo 5. INCORPORAR A AVALIAÇÃO DURANTE TODO O PROJETO
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https://www.youtube.com/watch?v=JBK4C6agqAA |
+ Links sobre Metodologias Ativas
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http://porvir.org/novas-metodologias-usam-situacoes-reais-para-formar-professores/?utm_campaign=shareaholic&utm_medium=facebook&utm_source=socialnetwork |
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http://www.ehu.eus/es/web/sae-helaz/eragin-irakaskuntza-metodologia-aktiboak |
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http://www.maiza.com.br/?menu=docencia_universitaria |
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http://eventos.uepg.br/pedagogia_saude/downloads/Metodologias%20Ativas%2013.07.2015.pdf |
http://www.symbaloo.com/mix/educarcursopeintdma | |
http://fablearn.stanford.edu/fellows/sites/default/files/Blikstein_Martinez_Pang-Meaningful_Making_book.pdf |
CHRISTENSEN, C, HORN, M & STAKER, H. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva?. Uma introdução à teoria dos híbridos. Maio de 2013. | Disponível em http://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf |
Blended Learning. Proyectos de innovación educativa en el ámbito de la Educación Superior. Experiencias (em espanhol). | http://www.theflippedclassroom.es/ed-superior-blended-learning/ |
PORVIR. Educação sob medida. Especial sobre Personalização, disponível em | http://www.porvir.org/especiais/personalizacao/#indice |
A apresentação do professor Militão, segundo o mesmo, foi baseada nos textos e nas lâminas da professora Jackie Gerstein. As imagens inclusive são as mesmas do blog dela. | Veja o vídeo http://youtu.be/Xc866QmV4ts |
Aqui o vídeo da própria profa. Jackie Gerstein. Ela usa o PowToon, um sistema feito para que leigos possam criar animações. A locução é em Inglês. O Youtube tem um sistema de legendas traduzidas. Ainda é limitado, mas ajuda. | Veja o vídeo http://youtu.be/cXcCBuU3ytU |
Katy Gimbar: Porque eu inverti minha aula! – Esta professora mostra como ela trabalha, quais a vantagens do novo método e demonstra como gravar um vídeo de forma simples e barata, nem nem usar lâminas eletrônicas. | |
Apresentação do modelo – Texto de Jackie Gerstein publicado em seu blog, que explica o conceito – em Inglês. | Sugestão usar o Google Translator.- http://usergeneratededucation.wordpress.com/2011/06/13/the-flipped-classroom-model-a-full-picture/ |
Flipped-classrooms-guide | http://www.edudemic.com/guides/flipped-classrooms-guide/ |
¿Qué dicen los profesores sobre el Flipped Classroom? Flipped Classroom Trends Ff Report 2015. |
Disponível em : http://www.theflippedclassroom.es/que-dicen-los-profesores-sobre-el-flipped-classroom |
SCHNEIDER, Elton et alii. Sala de Aula Invertida em EAD: uma proposta de Blended Learning. Revista Intersaberes. vol. 8, n.16, p.68-81| jul. – dez. 2013. | http://www.grupouninter.com.br/intersaberes/index.php/revista/article/view/499/316
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7 mitos sobre a Sala de Aula Invertida, desmitificados. | Disponível em: http://blog.peerinstruction.net/7-mitos-sobre-a-sala-de-aula-invertida-desmitificados/ |
BERGMANN, Jon & SAMS, Aaron. Repensando o tempo e o espaço. Edutopia. | Vídeo em inglês com legendas em espanhol. http://flipasaurus.com/vq/8Yr1Dy7Lcq |
BERGMANN, Jon & SAMS, Aaron. Flipped class tech tools. Edutopia. Vídeo em inglês com legendas em espanhol. | Disponível em: http://flipasaurus.com/vq/q1e39AM001 |
Sala de aula invertida (Especial-Uol_EAD). | http://educacao.uol.com.br/album/2014/01/09/aula-invertida-sucesso-no-exterior-metodo-manda-a-teoria-para-casa-e-deixa-a-aula-para-a-pratica.htm#fotoNav=1 |
O infográfico faz parte do artigo de Raúl Santiago: “¿Modelo? ¿Enfoque? ¿Método? ¿Metodología? ¿Técnica? ¿Estrategia? ¿Recurso? ¿cuándo debemos emplear cada uno de estos términos? | Leia o artigo completo, disponível em: http://www.theflippedclassroom.es/modelo-enfoque-metodo-metodologia-tecnica-estrategia-recurso-cuando-debemos-emplear-cada-uno-de-estos-terminos/ |
https://oaprendizemsaude.wordpress.com/2010/04/13/o-que-aprender-a-aprender-nossos-fundamentos/
http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Nat
Clique para acessar o PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf
Clique para acessar o cvm_content_454476.pdf
A Sala de Aula Invertida: https://nte.ufsm.br/images/PDF_Capacitacao/2016/RECURSO_EDUCACIONAL/Material_Didatico_Instrucional_Sala_de_Aula_Invertida.pdf
Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na Educação
https://education.minecraft.net/